27 de junho de 2011

Fábio Luís «promete» marcar 12 golos

Fábio Luís. O nome podia ser de cantor mas a música do ponta-de-lança descoberto pela Académica no extremo sul do Brasil é outra: os golos. Ambicioso, determinado e sem pingo de receio pelo salto em perspectiva na carreira, o avançado, de 27 anos, deu a primeira entrevista para Portugal, sempre num tom confiante. Do alto do seu 1,85 m (84 quilos), o ex-Porto Alegre FC definiu-se sem rodeios.

«Sou um atacante de área, utilizo sobretudo o pé esquerdo, chuto forte, e tenho velocidade e potência. Gosto de jogar em progressão, em busca do espaço e com os olhos na baliza, procurando ajudar a equipa. Pelo meu biótipo e estilo, já me disseram que me vou dar bem aí», garante, em declarações aoMaisfutebol. 

O «artilheiro» diz-se pronto para uma realidade muito diferente. «Usa-se mais a força e há mais contacto. As equipas estão bem preparadas, quer física como tecnicamente. É um belo futebol e acredito que vou adaptar-me bem», assegura, depois de muitas horas a assistir a jogos do campeonato português pela televisão desde que começaram as primeiras sondagens do outro lado do atlântico.

Em Coimbra, o brasileiro terá como missão fazer esquecer o melhor marcador da época passada, Miguel Fidalgo. Nada que o assuste: «A minha função é essa, fazer golos. Estou acostumado à cobrança. Sempre a senti e encaro-a com naturalidade. Sempre fui goleador e quero sê-lo cada vez mais. Uma meta? Depende do número de jogos que faça, mas procuro em geral manter uma média de 12 golos por época.»

«A Académica tem uma torcida apaixonada»

Quando soube do interesse da Briosa, Fábio Luís procurou recolher o máximo de informação sobre o clube e entrou logo em contacto com Alex, jogador do U. Madeira, com quem jogou no São Caetano. «Falou-me bem da estrutura e da equipa. Também procurei informações na internet. Penso que podemos fazer um bom campeonato», perspectivou.

Depois, uma análise mais pormenorizada da nova casa, com muito entusiasmo à mistura. «Sei que é um clube antigo, de tradição, com uma torcida apaixonada, que exige muito aos jogadores. Soube disso nos vários contactos que fiz. Estou confiante e acredito que vou estar à altura», afiança o ponta-de-lança que, entre outros, passou pelo Santo André, São Caetano, Avaí, Bragantino e Paraná, sendo treinado por alguns nomes conhecidos do futebol brasileiro como Paulo Bonamigo (esteve no Marítimo em 2005/06), ou os «veteranos» Emerson Leão e Nelsinho Batista. 

Fábio Luís conhecerá a primeira experiência na Europa mas não fora do Brasil, porquanto, em 209, esteve seis meses a título de empréstimo no Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, numa passagem que apreciou bastante. Agora, o desafio é outro. «O contrato será de duas épocas e parto na segunda-feira para chegar ai na terça.»

Sem comentários:

Enviar um comentário