14 de julho de 2013

«Jogar na Académica é um orgulho e o maior desafio da minha carreira» - Buval

Buval está de volta a Portugal, depois de ter passado pelo Feirense em 2011/2012. O ponta de lança francês diz que assinar pelos estudantes foi um grande passo na sua vida profissional e promete o máximo de golos para ajudar a equipa a conseguir a manutenção. Metas mais ambiciosas são possíveis mas ficam para depois.

A Académica marca o seu regresso ao futebol português, depois de já ter representado o Feirense. Como se sente na hora de voltar a um País onde já foi feliz? 

Sinto-me muito bem, algo que é, afinal, o mais importante para qualquer jogador de futebol. Quero fazer bons jogos e ser mais um a ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos. Todos nós, que estamos no clube, queremos colocar a Académica o mais acima possível.

O que o levou a aceitar o convite da Académica?

A Académica é um dos maiores clubes em Portugal e fiquei extremamente honrado quando soube da proposta. Qualquer jogador gostaria de estar aqui. Jogar na Académica é um orgulho. Trata-se do maior desafio da minha carreira.

E é o décimo clube que representa enquanto profissional…

Sim, é verdade. Já conhecia a Académica, do tempo em que joguei em Portugal, mas agora posso dizer que é, definitivamente, o maior clube onde joguei. Oferece todas as condições aos seus jogadores e por isso é que eu o considero o maior desafio da minha carreira.

Apesar de ter registos apreciáveis, nunca conseguiu marcar mais de 10 golos numa época. Será desta?

Não sei… [risos] O que posso prometer é que vou tentar marcar o maior número de golos possível. Se conseguir marcar e os meus golos ajudarem a equipa a atingir os seus objetivos, tanto melhor.

Sonha ser o melhor marcador da Liga?

Claro que isso não é nada fácil, mas qual é o avançado que não sonha em ser o melhor marcador de um campeonato? Um avançado vive de golos e eu vou fazer tudo para conseguir marcar sempre que tiver essa oportunidade.

A Académica perdeu Edinho, o goleador da época passada. Sente uma pressão acrescida por ter sido contratado para o substituir?

O Edinho é um grande jogador e substitui-lo é um tremendo desafio. Somos jogadores diferentes, ele tem as suas características, eu tenho as minhas, mas vou tentar superar o desafio. Acima de tudo está a Académica, que é uma grande equipa e eu sei que tenho de trabalhar muito para estar constantemente a melhorar o meu rendimento pessoal.

Como se define enquanto jogador?

Sou um avançado lutador, que corre bastante e nunca dá uma bola por perdida e que, naturalmente, também gosta de marcar golos, o que é comum a todos os avançados.

Poderá a Académica pensar em algo mais do que apenas a permanência na Liga?

A Académica, como grande clube que é, pode pensar em algo mais, sim, mas só depois de conquistar o seu principal objetivo que é a manutenção. Depois de conseguirmos atingi-lo talvez possamos pensar em ficar na primeira metade da tabela classificativa.

in abola

Sem comentários:

Enviar um comentário